segunda-feira, 8 de julho de 2013

Polícia Civil inicia quinta turma do curso de Capacitação de Identificadores.

A Polícia Civil deu início, nesta segunda-feira, 8, à quinta turma do ano do Curso de Capacitação de Identificadores Civis e Criminais, composta de servidores públicos. A aula inicial, realizada no auditório B da Delegacia-Geral, contou com as presenças da delegada-geral adjunta, Christiane Ferreira, e do diretor de identificação, Ricardo Paula, que deram as boas vindas aos alunos.
O curso se estenderá até o próximo dia 19, com previsão de formar cerca de 30 identificadores. Desta vez, além de servidores públicos de prefeituras municipais conveniadas com a Polícia Civil, para prestar o serviço de confecção da carteira de identidade no interior do Pará, o curso terá a presença de integrantes da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin), da Polícia Civil.
O titular da Arin, Luiz Monteiro Júnior, que também vai fazer o curso, explica que o objetivo é reforçar os mutirões da Polícia Civil para expedição de documentos de identidade na capital e interior. “Quanto mais pessoas capacitadas para o trabalho de emissão de carteiras de identidade, melhor para a comunidade”, ressalta.
Na abertura da quinta turma do curso, a delegada geral adjunta falou da responsabilidade que os servidores públicos terão como identificadores em relação ao serviço a ser prestado à comunidade. “Vocês serão nossos braços, extensão da Polícia Civil. Peço que todos tenham atenção com o trabalho, pois irão lidar com dados sigilosos”, ressaltou.
Conforme Ricardo Paula, todos os participantes do curso terão um documento de identificação para participar das aulas nas dependências da Delegacia Geral durante duas semanas. Desde o início do ano, a Polícia Civil do Pará já capacitou 98 servidores públicos para atuarem como identificadores civis e criminais.
Ao passar pelo curso, os servidores municipais são treinados e capacitados para exercer a atividade de identificador responsável em fazer a coleta de dados pessoais e recolher impressões digitais dos cidadãos que solicitarem a carteira de identidade, em postos de identificação e sedes de Prefeituras Municipais conveniadas com a Polícia Civil.
Os identificadores também são responsáveis em fazer a prestação de informações criminais às Delegacias da Polícia Civil nos municípios. O curso é coordenado pela Academia da Polícia Civil (Acadepol). Os identificadores receberão, ao final do curso, certificados de conclusão. Durante o período, os servidores públicos contarão com aulas sobre emissão de carteiras de identidade, por meio das disciplinas: identificação civil, qualidade no atendimento público, necropapiloscopia (coleta de impressão digital de mortos), identificação criminal e redação técnica.
Os alunos passarão por estágio supervisionado. As aulas serão ministradas pelos instrutores da Academia da Polícia Civil: Kleiton Cabral, Wallice Sedovim e Magdala Souza, e papiloscopistas da Diretoria de Identificação “Enéas Martins” da Polícia Civil: Samuel Pinho, Luiz Cláudio Freitas e Fernando Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário