quarta-feira, 22 de maio de 2013

Seis municípios do arquipélago serão atendidos por oftalmologistas

Um mutirão de cirurgias oftalmológicas foi iniciado ontem e segue até o dia 6 de junho no arquipélago do Marajó. O mutirão será realizado em seis municípios da ilha: Melgaço, Curralinho, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra. Serão dois dias em cada cidade. A ação, a primeira desse tipo realizada na região, é uma iniciativa do Pro Paz em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Os serviços oferecidos à população da ilha são consultas oftalmológicas e cirurgias para correção de problemas como pterígio (conhecido popularmente como "carne crescida"), estrabismo e astigmatismo, além de cirurgias de catarata, considerada a primeira causa de cegueira no mundo, principalmente em pessoas idosas e cujo único tratamento é a cirurgia.
A média de atendimento é de 250 consultas e 250 cirurgias por dia. Treze médicos especialistas realizarão as cirurgias em pacientes encaminhados pelo município, com o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). A demanda espontânea também será atendida. As cirurgias são feitas a laser e, após o término da operação, os pacientes receberão um kit com uma bolsa, contendo óculos e colírio, e poderão ir para casa. A expectativa dos organizadores é realizar mais de 5 mil consultas e mais de 1.500 cirurgias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário