quarta-feira, 22 de maio de 2013

Em julho, chuvas vão cair de dois em dois dias, mas com pouca intensidade

A chuva diária persistirá em junho e tende a diminuir somente a partir das férias de julho, garante o técnico de meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Antônio Sousa. Segundo ele, o que deve diferir nas próximas semanas é a frequência das chuvas que, segundo o Boletim de Previsão Climática da Sema, começará a diminuir a partir da segunda quinzena de junho, com intervalo máximo de dois dias sem chover; e, nos dias em que ocorrer, a intensidade será menor.
Até o final de maio, as pancadas de chuva à tarde vão continuar. A temperatura máxima ficará em 34 graus, com mínima de 21 para todo o Estado. Em junho, a Região Metropolitana de Belém registrará chuvas acima de 200 ml, dentro da normalidade. No leste da Ilha do Marajó, com destaque para Soure e Salvaterra, estão previstas chuvas com "características acima do normal", por se tratar de uma transição entre o período chuvoso e menos chuvoso na região. Para parte do Baixo Amazonas, estimam-se chuvas "normais a levemente abaixo do normal" para o período. O sul do Pará sofrerá com a redução significativa de chuvas até o início de setembro, marcando a média diária de cem mililitros, de junho a agosto. "O clima mais seco no sul não é para se preocupar. E 200 mililitros para a nossa região é considerado um valor ameno, razoável", tranquiliza Sousa.
Para as férias, o paraense pode esperar dias de sol e menos chuva. "O Estado estará inserido no período seco, menos chuvoso. A faixa norte do Pará, com exceção da Região Metropolitana de Belém, terá chuvas reduzidas", prevê Antônio Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário